Mês de abril foi "o mais frio do século" em Portugal continental
Num comunicado hoje divulgado, o Instituto (IM) afirmou que as maiores diferenças no último mês de abril em relação ao valor normal foram registadas na temperatura máxima, "com um valor médio no continente de 16.36ºC (anomalia de -1.82ºC em relação ao valor normal), o que corresponde ao sétimo valor mais baixo desde 1931".
A temperatura média mínima durante abril foi de 7.56ºC, o que representa uma anomalia de 0.58ºC em relação ao valor normal.
A quantidade de precipitação, por seu lado, esteve muito próxima do valor normal (78.9 milímetros), nos 76.6 milímetros.
Considerando os níveis de precipitação, abril foi classificado como normal nas regiões do Norte e Centro, exceto no Gerês e em Bragança, onde foi chuvoso, e na Serra da Estrela, onde foi muito chuvoso. Na região Sul, abril foi um mês normal a seco, exceto em Sagres, onde foi chuvoso.
Quanto à seca meteorológica, esta foi uma situação que se manteve em abril para o território continental, mas verificou-se um "desagravamento significativo", deixando de se observar situações de seca extrema, a mais grave.
Na sequência da ocorrência de precipitação, "no final do mês de abril, 59 por cento do território encontrava-se em seca severa, 39 por cento em seca moderada e três por cento em seca fraca", tinha já informado o IM na semana passada.